Quantas vezes você já se viu tomado por um pensamento, ou alguma coisa, que te despertou a lembrança de algo, sem qualquer relação com a primeira?
Nossas experiências de vida ficam guardadas no cérebro, e principalmente nos primeiros anos, aprendemos que existe uma relação invisível e muito sensível ao cotidiano, que se traduz em gatilhos x recompensas.
Tente imaginar o número de padrões que existem dentro de nós, muitas vezes inconscientes e que traduzem o nosso comportamento.
Somos o que fazemos, e o que fazemos constrói nossos hábitos.
Sim! Isso significa que muitos de nós não refletem sobre o que fazem, e porque o fazem.
Agora, vamos deixar de lado nossa limitação mental, e considerar que poderíamos ter acesso e controle desses dados, informações, e transações de tudo pelo que já passamos na vida. Não seria fantástico poder visualizar isso e construir novos padrões de comportamento, mais completos e assertivos?
Existe um caminho diferente, tanto a nível pessoal, quanto na sua empresa.
A nível pessoal, pode-se trabalhar direcionado a eliminar padrões de comportamentos negativos, ou até mesmo reforçar os bons. Isto demanda um foco de objetivo bem definido, e que pode ser aprimorado por meio de leituras, de um dia a dia consciente, com o acompanhamento de coach e outras dicas. Mas não vamos nos ater a isso agora, e sim no meio empresarial.
Antes citamos que “Somos o que fazemos, e o que fazemos constroem nossos hábitos”.
Essa linha invisível do cotidiano existe não apenas a nível pessoal, mas também na sua empresa.
Um dado a princípio sem qualquer relação com outro, mas ambos armazenados em sua empresa, podem somados criar uma relação interessante e revelar um padrão. É aí que entra o BI para concessionárias. Em um ambiente de negócios, onde a concorrência é acirrada, ferramentas de inteligência de negócios determinam quem é líder no mercado e quem não é.
O que é sucesso para o seu negócio? Esta resposta determina o que seu BI precisa contemplar para te permitir melhores análises e tomadas de decisão.
Nós da Sances, como desenvolvedores de sistema para gestão de concessionárias (DMS), e sucesso é ver os concessionários alcançarem seus objetivos usando a nossa ferramenta.
Informações para se antecipar ao seu concorrente, entender mais a fundo o que seu cliente busca, e o que ele precisará em um futuro próximo, podem ser identificados por meio de um BI que traduza dados em padrões comportamentais, ou tendências de mercado.
Não há margem para trabalhar com base na tentativa e erro. Conhecer seus clientes, suas ações, o que esperam de você, porque procuram seus serviços é uma exigência.
Inovar é saber o que o cliente vai querer daqui a cinco meses. Isso sim é um diferencial de sucesso!
As ferramentas para análise de dados, modelos estatísticos e histórico da sua empresa/mercado contribuem para um plano estratégico mais sólido e decisões fundamentadas.
O cenário atual é ainda mais complexo, saímos de um mercado 4 anos seguidos em queda nas vendas internas. Você pode ler este post para ver nosso estudo de mercado e insights para você se diferenciar em 2018.Além da missão de compreender a conjuntura de mercado, existe a dificuldade em processar e assimilar uma grande quantidade de dados gerados internamente todos os dias. Um BI para concessionárias pode automatizar isto, a ferramenta permitirá análises holísticas da empresa, envolvendo múltiplas fontes de informação dinâmicas.
Muitos consideram o Business Intelligence como uma “mina de ouro”. Não a toa é uma forma lúdica de enxergar o mecanismo de extração de informações valiosas.
Uma concessionária envolve vários departamentos e rotinas complexas, uma ferramenta de BI, pode ser a chave para identificar e afunilar os problemas, excelente na busca de otimização de processos e aumento da produtividade, como:
Abaixo separei um vídeo em que nosso CEO César Dias mostra um pouquinho sobre os tópicos citados acima:
Verificar em tempo real o perfil ideal dos clientes, o que estão buscando, como está o relacionamento com os fornecedores, o progresso das operações internas, proporciona aos gestores tomar melhores decisões. Elas serão baseadas na identificação de perfis e previsão de tendências e padrões do mercado, aumentando a competitividade.
A maioria dos sistemas utilizados pelas empresas não são projetados para o uso de informações como um recurso estratégico.
Isso cria um cenário onde importantes decisões são tomadas com base em dados desatualizados ou com alto grau de imprecisão. Há também o fato de o sistema ser subutilizado em relação a informações operacionais, daí a importância de possui um BI para concessionária e ter liberdade para criar análises de acordo com a sua realidade.
Independentemente do tamanho da sua concessionária, é possível usar um BI, e obter vantagens competitivas e resultados positivos.
Pare por um momento e reflita: Como uma ferramenta como essas, que não faz parte da sua realidade, ou talvez que você nem entenda direito como funciona, pode mudar sua vida?
De forma alguma desmereço seu conhecimento, mas vejo que isso ainda ocorre bastante, de fato pode bater aquela vontade de olhar as velhas planilhas e manter tudo como esta. Não caia nessa tentação.
Um BI precisa servir de esclarecimento, seu sistema precisa atender a algumas demandas que vão surgindo, vamos pensar sobre isso.
Você pode filtrar, buscar pelas informações e analisar para encontrar formas de solucionar. Este é apenas um exemplo da aplicação prática de um BI para concessionárias.
Inúmeras métricas e indicadores podem ser criados para o acompanhamento de informações que fazem a diferença no seu negócio. A “mina de ouro” que citamos antes, é justamente a flexibilidade de possuir isto tudo em um único lugar, com informações confiáveis e disponíveis todo o tempo para que você explore, cave e encontre aonde está o problema.
Estratégias comerciais, para expansão ou retiradas do mercado também são possíveis, visto que um padrão que gera um resultado, nunca antes imaginado por determinada ótica. Essa informação pode levar a criação de um novo modelo de atendimento, de forma a fazer a diferença entre sua concessionária e a concorrente.
Os cruzamentos de informações podem gerar dados que farão muita diferença. Pesquisas com concorrentes, clientes, fornecedores, podem lhe trazer juntas uma nova visão do mercado e te trazer luz.
Busque resultados na sua capacidade de detectar oportunidades de negócios e associar seus levantamentos numéricos a eventos futuros.
No Brasil, soluções de Business Intelligence estão em instituições financeiras, empresas de telecomunicações, seguradoras e em toda instituição que perceba a tendência da economia globalizada, em que a informação precisa chegar de forma rápida, precisa e abundante. O principal benefício do BI para a empresa é a sua capacidade de fornecer informações precisas em tempo real do desempenho corporativo e de suas partes individuais.
A partir dos resultados de uma pesquisa entre 510 empresas, que os benefícios do BI são a economia de tempo, versão única da verdade, melhores estratégias e planos, melhores decisões táticas, processos mais eficientes e a economia de custos.
Poucas vezes um sistema, modelo ou metodologia de gestão, seja ela com foco maior em estratégia ou operacional, será capaz de enquadrar-se exatamente nas características e necessidades de uma concessionária.
Daí a importância de procurar por um sistema DMS (Dealer Management System), que esteja preparado para atender o seu mercado com expertise, e com rotinas pensadas no seu dia a dia.
A tecnologia deve servir as necessidades do usuário final, por isso nos orgulhamos de desenvolver um software voltado à usabilidade e extração inteligente de informações.
Informação é conhecimento e conhecimento é poder.
Independentemente de qual seja seu conceito de sucesso, é preciso definir aonde e como sua empresa deve “chegar lá”. Nós estamos aqui para te ajudar no caminho.