Planejamento Estratégico da Concessionária: Aprimore sua gestão

October 9, 2022

O planejamento estratégico da concessionária é o norte para todas as principais ações e objetivos.

Estes objetivos visam conduzir a empresa pelos melhores caminhos, e assim alcançar melhores resultados.

A discussão e as interpretações sobre o assunto são diversas.

Mas o ponto é: as organizações constantemente não alcançam os resultados que desejam.

E porque? Aprimorar a gestão é um desafio constante.

Nós da Sances, como desenvolvedores de sistema para gestão de concessionárias (DMS) percebemos que o alinhamento entre processos, pessoas e várias questões envolvidas na intensa rotina do dia a dia se perde.

Os resultados constantemente não saem como esperado.

Por isso escolhemos falar sobre uma metodologia utilizada para você acompanhar e aprimorar seus processos. Entenda como você pode diminuir os erros do planejamento estratégico da concessionária com o Ciclo PDCA.

O planejamento estratégico da concessionária usando o ciclo PDCA

O método PDCA é bastante conhecido para o desenvolvimento de um planejamento eficiente. A qualidade dos processos internos é fator determinante para o sucesso da empresa.

No entanto, a revisão e o aprimoramento constante é que desenvolvem o negócio. É aí que encontramos a principal utilidade do modelo de gestão PDCA.

A metodologia auxilia na execução e acompanhamento da estratégia.

Vale dizer portanto que pra quem não sabe aonde quer chegar, pare pense e defina os objetivos principais para o seu negócio. Com a estratégia previamente desenvolvida você aproveita muito mais o potencial do método, além de fazer análises mais consistentes.

Os objetivos definidos pelos gestores, precisam sair do papel, mas além disso, ter seu processo de execução monitorado é fundamental para que não se percam no caminho.

Com a utilização do método PDCA você poderá enxergar que, além de alavancar o desempenho do time, os resultados são consequência de um gerenciamento mais próximo.

O Pai do controle de qualidade nos processos produtivos

Assim é considerado William Deming, principal divulgador do ciclo PDCA.

O verdadeiro criador foi o engenheiro Walter Shewhart em meados dos anos 20, embora o método só tenha sido reconhecido décadas depois. O mecanismo surgiu em esforços direcionados a geração de conhecimento.

Ao refletir sobre a solução de problemas, o ciclo PDCA que hoje conhecemos, foi dividido em 5 etapas:

  1. Perceber o contratempo
  2. Identificar a dificuldade
  3. Detalhar o problema
  4. Elaborar as possíveis soluções
  5. Avaliar as soluções aplicadas, e definir se são aceitas ou rejeitadas.

Inicialmente, era recomendado apenas para o aprimoramento contínuo da qualidade. Ao longo do tempo, foi adaptado e passou a ser utilizado em vários modelos de negócios, até pela facilidade de aplicá-lo.

Agora, você começa a enxergar um pouco melhor o quanto isso pode ser importante para que o planejamento estratégico da concessionária atinja um próximo nível.

Mas afinal, como essa metodologia pode ajudar a concessionária?

Na prática você verá que algumas questões passavam despercebidas, ou não eram analisadas com tanto critério. Assim, questões antes desconhecidas acabam por serem encontradas e lapidadas.

A aplicação de PDCA para concessionárias, traz benefícios como:

  • Otimização e melhoria contínua dos processos;
  • Encontrar os problemas e suas fontes;
  • Otimização dos controles;
  • Integração dos departamentos produtivos;
  • Envolvimento do time (gestores e colaboradores);

Agora o negócio é dar o primeiro passo e começar a aplicar, e pra isso fizemos um passo a passo para te ajudar.

Passo a Passo do Ciclo PDCA

A sigla PDCA se refere as 4 etapas do método e significam respectivamente Plan (planejar), Do (Fazer), Check (Checar) e Act (Agir).

Planejar

Crie uma estratégia para solucionar os problemas prévios e identificados ao longo dos processos diários. A(s) pessoa(s) que desenvolverem esta atividade devem dominar tanto a parte técnica quanto a visão de negócio, para que consigam enxergar o todo e o contexto em que estão envolvidas.

Em outras palavras, o caminho para a solução precisa ser viável, não só a curto como a médio e longo prazo.

No planejamento é preciso pensar nos recursos disponíveis, tanto a definição das pessoas mais qualificadas para cada tipo de atividade e desenvolvimento, bem como os materiais, máquinas e equipamentos necessários.

Nesta fase também é preciso definir quais assuntos merecem mais atenção, e focar em resolver as questões emergenciais ou de maior impacto primeiro.

Para garantir o sucesso no planejamento da sua concessionária, defina priorização dos seus planos de ação.

Fazer

Na segunda etapa do ciclo é a hora de executar o plano de ação que foi criado anteriormente. Embora todas as etapas sejam cruciais, vale ressaltar a importância que a parte prática tem no todo.

Por isso, deve ser feita e avaliada com muito critério, para que não existam fatores não previstos atrapalhando o sucesso das ações.

Nesse sentido, é muito mas muito importante que a etapa anterior de planejamento tenha sido o mais detalhada possível, com calma, para que não existam fatores, recursos, pessoas e partes não previstas.

Checar

Esta é a etapa em que paramos e analisamos os resultados que obtivemos até o momento com os planos de ação.

É fundamental que na etapa anterior de execução, exista uma cultura para anotar tudo que aconteceu, sejam resultados bons ou ruins.

É apenas sabendo o que está dando certo ou errado que se pode encontrar caminhos ainda melhores. Se for preciso defina as ações, prazos e faça treinamentos com seu time.

O mais importante é não deixar de analisar e comparar os resultados entre o que era esperado, e o resultado atingido. Se os dados para verificação não forem confiáveis ou bem documentados, o ideal é retornar ao planejamento e realizar os ajustes para que isso não ocorra no próximo ciclo.

Agir

A última etapa do ciclo diz respeito às ações que buscam trazer a solução corretiva para as distorções encontradas.

É com base em toda a avaliação e dados coletados até a etapa anterior, que deve existir um responsável por entender a causa-raiz das dificuldades encontradas.

Neste momento é preciso validar o que deu certo, e tornar como o processo padrão.

O que por ventura não funcionou, é preciso recomeçar o ciclo para que no novo planejamento seja pensado como corrigir o problema.

Aplique e veja os resultados

Agora que você sabe como fazer PDCA passo a passo, é importante ter uma questão em mente.

Assim que ele termina, deve ser recomeçado para garantir a melhoria contínua dos processos da empresa.

Para entender e fazer o PDCA mudar o planejamento estratégico da concessionária, padronize o processo, compartilhar o aprendizado com todos.

Reflita sobre o que pode ser alterado, e faça o PDCA começar um novo ciclo! Abaixo você encontra um infográfico com a explicação visual, para você compartilhar com todo o time!